top of page
Buscar
  • Foto do escritorBighi Turismo

Turismo Rural alia a simplicidade da vida no campo à necessidade de fugir das aglomerações





Com a pandemia da Covid-19, as motivações para viajar tem se atualizado nos últimos anos. O contato com a natureza, a simplicidade da vida no campo e os ambientes mais abertos tem sido muito procurados pelos viajantes. Todas estas características aliadas à necessidade de fugir das aglomerações, tem alavancado o Turismo Rural.


Os turistas podem compartilhar momentos de plantio e colheita dos alimentos, ter contato com animais, sem contar com a hospitalidade da população local. No Brasil e no exterior existem muitas opções que envolvem agricultura familiar, turismo de aventura ou de natureza.


Em Portugal, por exemplo, a região de Alentejo, localizada a menos de 100 quilômetros de Lisboa, abriga hotéis luxuosos e aconchegantes, que proporcionam aos hóspedes experiências que incluem desde conhecer as plantações de uva até a confecção de um dos melhores vinhos do mundo, paisagens de carvalhos e oliveiras, pomares de laranjas, planícies verdejantes, além de praias de areia dourada e natureza exuberante.


Nas fazendas, seja na Europa ou no Brasil, tudo é preparado para agradar os hóspedes, com uma programação de atividades esportivas e de lazer, e com refeições preparadas por grandes chefs. As estadias podem atingir até cinco estrelas.


Por aqui, para estimular a geração de renda para os pequenos produtores e proporcionar aos viajantes experiências que valorizem a cultura, história e o meio ambiente regional, os ministérios do Turismo e da Agricultura criaram o projeto “Experiências do Brasil Rural”. Ao todo, 41 cidades espalhadas em quatro regiões brasileiras, formam oito roteiros diferentes.


Um dos exemplos é a Região Norte, com a rota da “Amazônia Atlântica”. Situada entre as cidades de Bragança, Curuçá e Augusto Corrêa (Pará), a rota oferta vivências rurais por meio da pesca artesanal, degustação de queijos artesanais, farinhas de mandioca e de frutas orgânicas encontradas no estado.


Abaixo, nós listamos os roteiros brasileiros. Quem sabe você não se idêntica com algum e resolva desbravar o universo rural brasileiro. ;)


Região Sudeste


- Agroturismo (ES)

Cadeia produtiva: Queijo, Vinho e Cerveja

- Rota do Queijo – Terroir Vertentes (MG)

Cadeia produtiva: Queijo

- Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira (MG)

Cadeia produtiva: Queijo e Cerveja


Região Sul


- Caminhos do Campo (SC)

Cadeia produtiva: Queijo, Vinho e Cerveja

- Ferradura dos Vinhedos (RS)

Cadeia produtiva: Queijo e Vinho

- Roteiro Farroupilha Colonial (RS)

Cadeia produtiva: Vinho


Região Norte


- Rota Amazônia Atlântica (PA)

Cadeia produtiva: Frutos da Amazônia


Região Nordeste


- Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores (BA)

Cadeia produtiva: Queijo e Frutos da Amazônia


2 visualizações0 comentário
bottom of page