Trancoso, um paraíso de belezas naturais e tranquilidade
- atendimento11396
- 11 de out. de 2021
- 2 min de leitura

Trancoso é um destino cheio de charme e tranquilidade. Apesar de ter se tornado bastante procurado nos últimos anos, ele é sinônimo de exclusividade. O distrito de Porto Seguro, na Bahia, vizinho de Arraial d’Ajuda e Caraíva, possui um clima bucólico e pastoril, ideal para curtir alguns dias de sossego a beira mar. Mas antes de aproveitar as belas praias locais, pare calmamente para apreciar a praça, conhecida como o Quadrado de Trancoso.
Lá não tem fonte, coreto, estátua ou calçamento. A única construção que fará você lembrar de uma praça comum, é a igreja construída no século XVI pelos jesuítas da época, no alto do morro e de costas para o mar. Em ambos os lados, casinhas simples, coloridas e cheias de encanto, que abrigam restaurantes e pousadas, te conduzirão até o mirante para que você possa ficar sem fôlego com a bela vista da Praia dos Coqueiros.
Mas siga com calma, observe cada detalhe sem pressa. Por lá, a vida passa devagar. As crianças brincam descalças, os jovens batem aquela bolinha com as traves de futebol improvisadas, os vendedores ficam a postos expondo suas artes a espera dos clientes, cada construção possui a sua particularidade. É um cenário com tanta harmonia que é possível que você nem queira mais sair de lá.
Trancoso é um destino ideal para os amantes de praia. Existem opções com piscinas naturais, mar com água cristalina, extensas faixas de areia, coqueiros e falésias grandiosas. As mais próximas do Centro são as praias dos Nativos e dos Coqueiros. A primeira é mais movimentada e possui desde quiosques mais simples até pousadas mais refinadas. Lá também é possível apreciar o encontro do mar com o rio, formando uma piscina de água doce. Já a segunda, é mais procurada pelos turistas, porque você pode ir a pé do Quadrado para lá, em uma caminhada de cerca de 10 minutos. Apesar de ser badalada, com quiosques maravilhosos, você também consegue curtir momentos de sossego se caminhar um pouco pela areia e se afastar do agito.
Há também as opções pra quem realmente procura por uma calmaria. Tem as praias do Taípe, que fica na divisa com Arraial d’Ajuda, e a do Rio da Barra, que oferecem restaurantes somente em um trecho da areia. Mas se você deseja realmente se isolar, tem as praias de Patimirim, Barra do Rio dos Frades e de Itaquena, que não contam com nenhuma estrutura.
Apesar de a Praia do Espelho fica a cerca de 30 minutos do Centro de Trancoso, essa é uma das orlas mais desejadas e mais caras do sul da Bahia. A praia é formada por um verdadeiro conjunto de belezas naturais: grandes falésias, piscinas naturais, mar tranquilo e com cor esverdeado. Um visual digno de cinema.
Quando ir e como chegar
No Nordeste faz sol o ano inteiro, mas de março a maio é um período chuvoso e entre setembro e outubro, as temperaturas ficam mais baixas. O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro, mas há muitas formas de chegar no distrito (carro, ônibus, táxi, Uber ou transfer).
Comments