O que saber sobre a Copa do Mundo do Qatar
- Bighi Turismo
- 16 de ago. de 2021
- 2 min de leitura

Nós não sabemos como foi para vocês, mas por aqui as Olimpíadas deixaram um gostinho de “quero mais” e uma vontade de acompanhar uma disputa mundial bem de pertinho. Por sorte, a Copa do Mundo do Qatar será disputada só em 2022 e ainda dá tempo da gente se programar para torcer pelo Brasil no país que irá sediar os jogos.
A primeira Copa Árabe da Fifa, já é considerada a Copa da mobilidade. A maior distância entre os estádios é de cerca de 75 km, enquanto a menor será de 5 km. Muito diferente da última competição, realizada na Rússia, onde os torcedores chegavam a viajar por um dia inteiro de trem para conseguir acompanhar um jogo. No Qatar o público poderá percorrer os oito estádios de metrô, que custará menos de US$ 1 o passe diário, ou carro, sendo possível conseguir assistir a três jogos no mesmo dia.

Outra característica presente nesta disputa é a sustentabilidade. O estádio Ras Abu Aboud será feito de containers semelhantes aos de navio, que será desmontado e reaproveitado ao fim do evento, então nada daqueles “elefantes brancos” que são construídos só para a Copa, custam bilhões e depois não são usados pela população local. As arenas esportivas também contarão com ar condicionado para amenizar as altas temperaturas do país (mesmo com os jogos sendo realizados no inverno) e aplicativo contra a Covid-19.

Apesar de ser um país multicultural, o Qatar é conhecido por possuir diversas regras rígidas. Nada de saias ou shorts curtos, decotes ou demonstrações de afeto em público. As bebidas alcoólicas também não podem ser consumidas em qualquer local, apenas em alguns bares, restaurantes de hotéis de luxo e nas fan fests. Nos estádios, as bebidas só estarão disponíveis nos camarotes, para os torcedores com ingressos de "hospitalidade". Quem adquirir o pacote premium para as partidas no Estádio Lusail, terá a oferta de uma seleção de champanhe, sommeliers, vinhos e licores.
O Qatar vem crescendo muito nas últimas décadas, se tornando um verdadeiro polo cultural e tecnológico do Oriente Médio. A melhor época para conhecer o país é entre os meses de novembro, quando inicia a Copa, e maio, durante o outono e inverno, pois no verão a temperatura chega a alcançar os 40 graus. É possível pegar voos direto do Brasil para a capital do país, Doha, conhecida pelos arranha-céus futuristas e pela arquitetura moderna inspirada no design islâmico. Lá você pode passear pelos mercados municipais, onde quase não há preços fixos, fortalecendo a cultura da negociação. Dois pontos de visitação imperdíveis são o Museu de Arte Islâmica, principal cartão postal da cidade, e o Centro Cultural Islâmico, onde você poderá aprender mais sobre a cultura do país e o Islã.
Comentarios