top of page
Buscar
  • Foto do escritorBighi Turismo

Dia do Meio Ambiente (5) ressalta a importância de um Turismo Sustentável



Turismo e natureza andam lado a lado. E no mês em que celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente (5), é importante repensarmos atitudes para que todos os lugares encantadores que conhecemos, com campos floridos, praias paradisíacas, florestas perfumadas ou montanhas desafiadoras, possam ser preservados.


O turismo também pode ter uma relação mais equilibrada e respeitosa com o meio ambiente, deixando um legado de vida e preservação. Durante o primeiro ano da pandemia da Covid-19, por exemplo, de acordo com dados da Carbon Monitor, a aviação reduziu cerca de 50% das emissões de carbono.


Na hotelaria nacional e internacional já há hotéis e pousadas comprometidos com a sustentabilidade. No Brasil alguns deles são: o Botanique Hotel Spa, em Campos do Jordão; o Anavilhanas Jungle Lodge, em Manaus e o Cristalino Lodge, no Mato Grosso, entre outros.

Como viajantes nós também podemos fazer a nossa parte, contribuindo com atitudes mais sustentáveis, integrando a sociedade, o meio ambiente e a economia. Antes de qualquer ação precisamos ter em mente que antes do destino ser bom para o turista, ele precisa ser bom para o morador. A partir deste pensamento, listamos algumas iniciativas que podemos adotar nas próximas viagens.



· Respeite a cultura local – vista-se de acordo com os costumes da comunidade, principalmente se for visitar templos religiosos, não fotografe locais privados sem autorização ou se for fazer fotos com algum morador, peça permissão antes;


· Prefira produtos e serviços locais – esta é uma forma de estimular a economia;


· Descarte seu lixo corretamente - certifique-se de coletar seu resíduo. Caso não haja lixeiras no ponto turístico, leve-o com você e faça o descarte correto assim que encontrar um coletor;


· Não retire nenhum souvenir da natureza – pedras, conchas ou qualquer outro item não devem ser levados do meio ambiente;


· Evite atrações que exploram animais – fuja de lembranças feitas com produtos de origem animal. Se preferir ter contato com a vida selvagem, busque santuários ou safáris que tenham uma boa estrutura.

0 visualização0 comentário
bottom of page